Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

Sistema Indústria CNI

 

Sistema Indústria

A CNI administra o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Juntas, federações estaduais e sindicatos patronais da indústria formam o Sistema Indústria, uma rede nacional de caráter privado responsável por iniciativas de apoio ao setor industrial brasileiro.

A partir das demandas identificadas nas empresas pelas federações e sindicatos industriais, o Sistema oferece educação básica, formação profissional, capacitação empresarial e soluções técnicas e tecnológicas às indústrias. Também desenvolve programas socioeducativos que contribuem de maneira efetiva para melhorar as condições de segurança e de saúde no ambiente de trabalho.

SENAI

O SENAI é reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como modelo de educação profissional na América Latina. Criado em 1942, forma profissionais para os mais diversos setores da indústria brasileira.

Em 2014, as unidades da instituição espalhadas pelo Brasil receberam mais de 3,6 milhões de matrículas em cursos, que vão desde a aprendizagem profissional, incluem o ensino técnico de nível médio e chegam à formação superior e à pós-graduação. O SENAI também mantém uma rede certificada de laboratórios que prestam serviços técnicos e tecnológicos às empresas.

SESI

O SESI oferece educação básica para os trabalhadores e seus dependentes. O programa da entidade começa na base, com a educação infantil, e acompanha o jovem até a conclusão do ensino médio. Para quem precisou interromper os estudos, o SESI presta serviços de alfabetização e educação básica para jovens e adultos.

Além disso, a instituição oferece aos trabalhadores atividades esportivas e de lazer voltadas à prevenção de doenças e programas que melhoram a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Isso melhora a qualidade de vida do trabalhador e o resultado é o aumento da produtividade nas empresas.

IEL

O IEL apoia o aperfeiçoamento da gestão e a capacitação empresarial. Identifica jovens talentos em programas de estágio especialmente voltados para as necessidades das empresas. Oferece cursos de formação para dirigentes empresariais e estimula a gestão da inovação na indústria. Também promove a interação entre empresas e centros de conhecimento e de novas tecnologias.

FEDERAÇÕES DE INDÚSTRIAS

As federações de indústrias estão presentes nos 26 estados e Distrito Federal e defendem e representam as indústrias locais perante os governos estaduais e municipais. Além disso, fazem a conexão das empresas de sua região ou localidade com a CNI, por meio do oferecimento de informações sobre o cenário de atuação das indústrias, indicação de demandas e expectativas e execução de iniciativas e projetos conjuntos.

SISTEMA VOLUNTÁRIO

O Sistema Voluntário é o programa de voluntariado corporativo do Sistema Indústria. O programa foi criado em 2015, tem sua sede no escritório dos departamentos nacionais (CNI, SESI-DN, SENAI-DN e IEL-NC) e abrange ações em Brasília e no escritório de São Paulo. O programa tem o foco em sustentabilidade, em todas as diversas formas (econômica, ambiental, cultural, social), buscando incentivar os colaboradores a participarem e criarem ações transformadoras de voluntariado.

Saiba mais em: sistemavoluntario.cni.org.br

 

Compartilhe o CBVE:
Siga-nos:
Entre em contato conosco
Rua Conselheiro Saraiva, 28 – 8º andar
Centro - Rio de Janeiro – CEP: 20091-030
cbve@cbve.org.br
Ligue:
CBVE: (21) 3094-4555
Secretaria executiva: