A Fundação Telefônica participará do debate que lança oficialmente a campanha Internet Segura – Bom Para Você, promovida pelo Programa Acessa Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O evento acontece amanhã, 02/09, a partir das 8h30, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A Fundação será representada pelo professor Claudemir Viana, gestor do Projeto Minha Terra, do programa EducaRede.

Viana participará do debate Caminhos para uma Internet Livre e Segura, com início previsto para as 10h20. A discussão reunirá especialistas em diferentes áreas de atuação na internet – direito, segurança, infraestrutura -, e o Minha Terra vai abordar o potencial educativo do assunto Internet Livre e Segura, um dos temas já promovidos pelo projeto. “A intensa produção de vídeos, textos e imagens relacionadas ao tema, publicados no ambiente virtual do Minha Terra por estudantes e professores de todo o país, é um bom exemplo de que produção escolar, uso de tecnologias e Internet podem e devem estar conectados”, diz ele.

No evento, que será transmitido ao vivo pelos portais www.educacao.sp.gov.br e www.acessaescola.fde.sp.gov.br, está previsto o anúncio de um curso on-line para professores, gestores e secretários de escolas da rede estadual paulista. A proposta é que esses profissionais reflitam, em rede e colaborativamente, sobre conceitos e práticas de navegação segura na Internet.

Confira a programação completa do evento

Dia: 02 de setembro de 2011

Local: Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar

Participação online: pelo e-mail internetsegura@edunet.sp.gov.br ou pelo Twitter @internetseg

8h30 – 9h15 – Café no saguão do auditório

9h30 – Abertura: apresentação da campanha, do curso online, da cartilha e do link Internet Segura

10h – 10h20 – Palestra: As múltiplas faces dos crimes de alta tecnologia e os novos fenômenos no mundo jurídico. Palestrante: Dr. Coriolano Almeida Camargo

10h20 – 11h30 – Debate: Caminhos para uma internet livre e segura

Mediador
Ricardo Kobashi – Economista e jornalista, especializou-se em tecnologias sociais

Debatedores
• Dr. Claudemir Edson Viana – Doutor em Comunicação/ Pesquisador do CENPEC e coordenador do Projeto Minha Terra da Fundação Telefônica

• Dr. Jorilson da Silva Rodrigues – Bacharel em Direito, Ciência da Computação, com especialização em criptografia

• Dra.Cristine Hoepers – Analista de segurança sênior e Gerente Geral da CERT.br

Dra. Melissa Garcia Blagitz de Abreu e Silva – Procuradora da República

• Dr. Coriolano Almeida Camargo – Presidente da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP

• Dr. Demi Getschko – Doutor em engenharia pela Escola Politécnica da USP/pioneiro na implantação da Internet no Brasil

11h30 – 12h – Menção honrosa aos projetistas que  desenvolvem projetos ligados ao tema da campanha nas Diretorias de Ensino/Unidades Escolares.

Fonte: Fundação Telefônica