União de esforços em prol do cumprimento dos ODS e outras agendas internacionais que passam a ser o principal orientador dos programas de voluntariado empresarial corporativo no intuito de não deixar ninguém para trás. 

Um dos pilares estratégicos do CBVE é a #rede, lugar este em que atuamos no advocacy externo, junto a governos e instituições afins, e no advocacy interno, junto aos dirigentes das corporações. Neste sentido, temos advogado na construção de redes de prosperidade para as instituições que integram o ecossistema do Conselho, ampliando nossa atuação, reverberando conhecimento e fortalecendo a atuação integrada de todos os atores.

Encontramos junto a Comissão de Responsabilidade Social do  Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), representante institucional do setor de petróleo, gás e energia no Brasil, e que tem em sua missão “promover o progresso do setor de energia, com foco no desenvolvimento de uma indústria de petróleo, gás e energia competitiva e sustentável”, também este lugar: de junto ampliarmos a qualidade dos diálogos em voluntariado e que estes se derivem, por sua vez, a ações cada vez mais estratégicas para as empresas e organizações que apoiam  os programas de voluntariado; que deem maior sentido de valor aos voluntários que atuam diretamente nas ações; e que produzam impacto significativo a sociedade e organizações parceiras neste processo

Sobre redes e Agenda ESG Com ações e projetos ligados ao desenvolvimento e promoção da Agenda ESG na indústria, o IBP, que conta com um Comitê exclusivo para discussão do tema, segue trabalhando intensamente, é o que afirma Fernanda Delgado, diretora-executiva corporativa do IBP, “Ao longo dos últimos anos, as empresas têm percebido que investir em políticas de diversidade, de voluntariado, de transição energética e de responsabilidade social para além do discurso é essencial não apenas para uma cultura interna forte, mas para a sustentabilidade do negócio e para o relacionamento com os diversos stakeholders envolvidos.  Cada vez mais, comprometer-se com as melhores práticas ESG e não se furtar dessas discussões são a base para uma indústria competitiva e de fato empenhada em gerar benefícios amplamente reconhecidos pela sociedade.” A diretora-executiva reforça que as redes e comunidades são parte dessa estratégia e ampliam a capilaridade das ações, engajando, reconhecendo e pavimentando essa estrada rumo à transformação que o mundo precisa. O IBP reconhece essa importância e por isso celebra, através de sua Comissão de Responsabilidade Social essa nova parceria com o CBVE,  uma #rede ímpar de atuação em voluntariado empresarial corporativo reconhecida mundialmente. 

Voluntariado e o empoderamento feminino no IBP

O trabalho voluntário voltado para o empoderamento feminino foi um caminho natural na trajetória da Fernanda Delgado, diretora-executiva corporativa do IBP.

 

“Ser professora há muitos anos me aproximou das mais diversas realidades e histórias, em que as mulheres tinham um ponto em comum: o esforço adicional contra uma estrutura social que dificulta o avanço da equidade de gênero. A partir dessas vivências e das oportunidades que tive, a possibilidade de engajamento com o tema fluiu naturalmente e se desdobrou em uma série de projetos com o propósito de impactar vidas.” 

 

A agenda

É HORA DE AGIR juntos, e o esforço é necessário para que consigamos contribuir e alcançar as Metas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU -os ODS, que passam a ser o principal orientador dos programas de voluntariado empresarial corporativo no intuito de não deixar ninguém para trás. Entendemos que esta parceria pode contribuir de maneira direta para o desenvolvimento das denominadas agendas social, ambiental e de governança.

A Comissão de Responsabilidade Social do IBP  junto com o CBVE,  nesta rede de parceiros de grande referência em voluntariado e espaço de inovação para compartilhamento e criação de experiências, tem  uma possibilidade tremenda de contribuir com  as Agendas internacionais. A partir de agora e sempre que possível e viável, ambos irão estar presentes nos encontros e esforços desenvolvidos de um e outro, produzindo conhecimento juntos e potencializando sinergias.

De pronto, esta parceria começa com o IBP na Comissão de Avaliação do Prêmio Aplaude 2022.

Tem muita coisa boa surgindo por aí! Siga nossas #redes e fique por dentro!

Sobre o IBP

 Como representante institucional do setor de petróleo e gás, atua há quase 65 anos em prol do desenvolvimento de uma indústria competitiva e sustentável, gerando benefícios amplamente reconhecidos pela sociedade.

Com práticas isentas, apartidárias, transparentes, em um ambiente aberto e democrático, guiado pela ética e transparência, onde busca o consenso entre os diversos atores da indústria.

Nas áreas regulatória e institucional, atua em todos os fóruns e audiências públicas em que se discute a regulamentação, a tributação e a fiscalização do setor. Sua representatividade, exercida com fundamentação técnica, é reconhecida nas agências reguladoras e nas várias instâncias de governo.

Atua de forma abrangente em toda a cadeia de óleo e gás, visando o contínuo aperfeiçoamento da indústria, em escala global, promovendo a sustentabilidade econômica e socioambiental da cadeia produtiva, com atuação diversa, inclusiva, socialmente responsável e reconhecida pela sociedade.

 

Conheça mais sobre o IBP aqui: www.ibp.org.br