A temática de Alimentação compõe a agenda social do Programa Voluntários BRF, cujas atividades baseiam-se em três pilares: fomentar empreendedorismo e inclusão socioeconômica; promover educação para redução do desperdício de alimentos e garantir acesso ao alimento nas comunidades BRF. Olhando para o cenário crescente da fome e insegurança alimentar no Brasil, onde mais de 33 milhões de pessoas passam fome e 125,2 milhões de brasileiros/a enfrentam algum grau de insegurança alimentar (PENSSAN, 2022), os voluntários BRF se mobilizam, recorrentemente, para propor medidas de enfrentamento à essas realidades, sobretudo, nos municípios de presença BRF.

 

 

São atendidas, nessas ações, diversas instituições sociais e populações em situação de vulnerabilidade, por meio de doações de alimentos; arrecadações de alimentos para montagem de cestas básicas; organização de refeições comunitárias e atividades de conscientização para uma relação saudável com a alimentação, reduzindo o desperdício e fomentando o uso integral dos alimentos. Desde 2021, os Comitês já realizaram 194 ações de voluntariado na frente de Alimentação, com oficinas de uso integral do alimento e doação de proteínas e alimentos não perecíveis, contribuindo com a produção e distribuição de milhares de refeições nas comunidades de presença BRF. Os Comitês de Investimento Social atuaram em conjunto ao Instituto BRF para endereçar as doações de alimentos e EPIs para enfrentamento aos efeitos da COVID-19, compondo o compromisso de 100 milhões de reais investidos pela BRF para combater os efeitos da pandemia no Brasil em 2020 e 2021.

 

 

 

 

 

Ao longo do crítico cenário sanitário imposto pela pandemia de Covid-19, os voluntários tiveram papel essencial na promoção da agenda alimentar nas suas comunidades, assumindo protagonismo na identificação e atuação conjunta com atores públicos e privados para atender às necessidades locais. Cientes de que a alimentação é parte fundamental das condições de sociabilidade dos indivíduos, o Programa Voluntários BRF se une aos demais projetos de investimento social do Instituto BRF para trabalhar integralmente as potencialidades de inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

Rafaela Martins Berçot, Analista de Investimento Social do Instituto BRF e responsável pelo Programa de Voluntariado
Corporativo da BRF.