Construir um olhar territorial integrado, sistêmico e plural, que considere a sua dinâmica, sua própria vivacidade, com e sobre os territórios, baseado em indicadores de monitoramento e avaliação e impacto efetivo é uma inovação para os programas de voluntariado corporativo em franca construção.

 

 

Parte-se do pressuposto de que os comitês de voluntariado são grupos de pessoas que se organizam institucionalmente e regularmente para pensarem e estruturarem ações conjuntas de voluntariado que mitiguem problemas sociais identificados sinergicamente com a missão e negócio da empresa que representam, ou ainda, problemas sociais que impactam as comunidades em que atuam diretamente.

No último Censo da #redecbve, 76,5% das organizações participantes afirmaram estruturar seus programas de voluntariado através de comitês, demonstrando uma estratégia preferencial como modelo de organização e operação dos programas de voluntariado empresarial corporativo. 

A partir daí, o CBVE organizou uma pesquisa inicial para maior entendimento do perfil de atuação, interação e abrangência geográfica das ações desenvolvidas por estes comitês, o que inspirou a organização desta publicação, dada a importância estratégica frente às demandas das agendas corporativas.

 

 

Importantes dados e observações foram identificados, como a capilaridade das ações promovidas em todo território nacional e a rápida resposta dos comitês, frente aos impactos trazidos pela pandemia de Covid 19, onde o redirecionamento dos planos de voluntariado foram voltados para ações de assistência social, especialmente em relação a doações de recursos financeiros ou não financeiros.

Ainda pelo Censo CBVE, tivemos relevantes resultados quanto a ações voltadas para público vulnerável, o que também nos instigou a aprofundar tal questão nessa pesquisa, trazendo informações ainda mais surpreendentes quanto a especificidades e grau de vulnerabilidade desses públicos impactados.

Direcionando a pesquisa para a agenda ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, identificamos a movimentação dos esforços voltados para o ODS 4 – Educação de Qualidade, o que já era primazia na #rede em anos anteriores. A surpresa veio do direcionamento de ações linkadas ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis mostrando a territorialidade, como potência identificada e necessária para o empreendimento de intervenções.

Nesta publicação, ainda damos destaque às ações diretas de formações com temáticas de combate aos impactos da pandemia, onde trouxemos importantes parcerias para #inspirar e conectar com os comitês de voluntariado que atuaram de forma efetiva nas agendas de segurança alimentar com foco nas favelas e periferias.

Este foi um marco histórico e disruptivo do voluntariado empresarial nacional, que pela primeira vez, juntou esforços para lidar com uma situação emergencial mundial, agregando capital humano e financeiro, identificando demandas e atuando prontamente em prol das comunidades mais vulneráveis. 

Este esforço foi também concentrado por esta Secretaria Executiva do CBVE, mediante o desafio de construir estratégias e metodologias capazes de suplantar as dificuldades operacionais impostas pelos protocolos de isolamento que paralisaram, pela primeira vez, a pronta capacidade de construir

respostas de apoio humanitário aos mais afetados em situações de tragédia, isso considerando que historicamente voluntários são os primeiros atores a chegar e os últimos a saírem destes cenários de crise

Que esta leitura possa te inspirar e se gostar, #compartilhe com seus pares!

 

Clique aqui e conheça o conteúdo na íntegra.

 

O CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

Nós somos uma #rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado e pelo bem que ele promove. Nossos encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial que compartilhamos com a sociedade. Inspiramos outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás. Possuímos 21 entidades associadas e a organização da sociedade civil CIEDS realiza sua Secretaria Executiva. 

O CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

Parceira técnica da #redecbve, sendo responsável pela coordenação da Secretaria Executiva do Conselho. Com foco na construção de #redes para a prosperidade, têm em sua carteira mais de 620 projetos realizados, 10.000 voluntários mobilizados, mais de 2 milhões de beneficiários diretos e quase 4 mil comunidades apoiadas. Suas ações concentram-se em quatro eixos: a) Educação; b) Inclusão Social e Bem-Estar; c) Empreendedorismo; e d) Engajamento Comunitário

#RedesParaaProsperidade

Para mais informações:

Gislaine Catanzaro

gislainecatanzaro.sp@cieds.org.br

(11) 98271-8109