No atual cenário mundial, lideres são cada vez mais cobrados por resultados independente de sua área de atuação e cargo na area corporativa.

Habilidades devem ser trabalhadas, relações articuladas, resultados superados, inovar é uma condição indispensável, buscar capacitar-se é fundamental, porem todas as frentes aqui relacionadas nada tem valor sem considerar um caráter humanitário.

Nos últimos anos, as questões de frente solidária emergiram agressivamente, tendo em vista acontecimentos conhecidos por todos nós, a grande crise ambiental, econômica e obviamente sanitária, a pandemia exigiu que os números de doações solidárias triplicasse, foi inerente a necessidade de organizar os programas de voluntariado e tornar técnica esta pauta humanitária nas empresas.

As corporações tiveram que aderir a agenda dos ODS, e o conceito de ESG, o mundo clama por solidariedade seja com pessoas carentes, com animais, com meio ambiente, a pauta é relevante, global e universal.

Neste contexto é condição para sobrevivência da raça humana a preocupação com as camadas mais vulneráveis da sociedade, há uma grande necessidade de maturidade da sociedade para as causas humanitárias.

As empresas descobriram que os benefícios são inúmeros quando sua força de trabalho é engajar junto a seus líderes, em pautas humanitárias sejam filantrópicas e ou voluntárias, a união do coletivo empresarial levanta milhões para as comunidades e a visão da empresa se torna atrativa para investidores, clientes e candidatos a vagas.

Quando as empresas relacionam seus benefícios, chegam a se surpreenderem com os resultados. Hoje instituições renomadas como a Organização Mundial da Saúde, bibliografias de personalidades conceituadas, e a própria neurociência já expressam pontos positivos associados ao engajamento de ações de voluntariado.

O poder da prática da solidariedade traz benefícios pessoais para quem o executa, para a empresa, e para a sociedade, ou seja menos estresse, menor índice de depressão, maior satisfação com a vida são alguns dos benefícios do trabalho voluntário. Bem como desenvolvimento de competências, conhecimentos de outras culturas, visibilidade positiva da empresa. Há, inclusive, estudos que associam o voluntariado à maior produção de vitamina D. 

Lideres do futuro transformam a realidade de suas empresas, com este grande recurso “O Voluntariado“

 

–   Por Erika Mota Santana.